quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Carta de um professor à sociedade

Querida sociedade,



Após 100 dias em greve, enfrentamos a mentira do governo (fora-da-lei?), da mídia (o quarto poder?), do Ministério Público (cego?), o corte do ponto (isso não fere o direito de greve?), a contratação para substitutos sem formação (isso é ensino de qualidade?), o cansaço (só 90 dias?) e a chibata do jurídico (poderá declarar a greve ilegal?) e de nossa própria sociedade pela qual lutamos. Venho pedir o apoio de todos no que lhes for permitido, numa última tentativa de crença na sociedade de direito, pois a justiça "cega de um olho", vem imperando em nossas Minas Gerais. Rasgam a constituição na nossa cara, no que dizem ser uma Sociedade Democrática de Direito. Acho que estamos é numa "Só-sem-verdade Autocrática com Dinheiro". Gostaria de que, pelo amor a todos os professores, leiam o texto explicando a proposta-fora-da-lei do governo no link

http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/PROPOSTA-DO-GOVERNO.pdf

para entenderem, e com isso eu já ficaria feliz, fazendo uma pessoa a mais conhecer a verdade, pois se até o procurador-geral do Ministério Público diz que a proposta atende à lei, não sei como ficaremos nessa luta que esteve tão perto da vitória. O texto apresenta as tabelas de vencimento básico atual, a proposta do governo e como ficariam as tabelas com o piso proporcional e sem a proporcionalidade, além de citar trechos da lei federal que não foram contemplados na proposta aceita como legal para o MP. Além desse link, há um outro, com um vídeo do youtube, no qual o ex-governador Aécio Neves, aprova a lei de nosso plano de carreira que não é respeitado na última proposta do governo.

O link é:

http://www.youtube.com/watch?v=6pbjMCWhgpg&feature=player_embedded

Será que nosso Excelentíssimo Senador irá processar seu afilhadinho anestesista por descumprir uma lei aprovada por seu dindinho?

É interessante uma reflexão: ele diz que já paga 53% acima do valor do piso. Então por uma questão de lógica, é só pagar o piso que diminuirá nas folhas de pagamento. Como pode, tão contraditoriamente, afirmar que não tem dinheiro e que isto ultrapassaria a Lei de Responsabilidade Fiscal? O Governo, não só atenta contra a lei, como também contra a inteligência de seus representados.

À beira da desistência da greve, por questões financeiras e de pressão social, fui surpreendido por uma cena: Uma criança, sem banho, e sem comida, do movimento dos atingidos por barragens, que tem nos apoiado nas últimas assembléias, acompanhando sua família, na resistência de seus propósitos, apoiando a nossa greve. Ela, que nem deve ter escola, nem terra, nem casa, tem apenas o seu sonho agarrado na pele suja de poeira, nos olhos molhados de contentamento, que vejo agora refletido em todos que continuam na luta. Isso me deu força e me fez continuar... Como fui fraco a ponto de umas meras dívidas e a pressão dos pobres de espírito, poder me corromper e me desviar daquilo que agarrei com unhas e dentes? Quem sou eu perto daquela menina, com sua mãe, seu pai e seu irmão, que já têm as preocupações de sobrevivência mínima, mas que estão apoiando uma causa diferente da sua, mas que tomaram como sua? Ela, que talvez, por um bom tempo nem possa estudar numa escola, por não ter roupas, comida e nem casa? Mas tem um sonho e acredita nele. E isso faz milagre!

Ajudem-nos nessa luta que é a maior greve de Minas da história, para que se cumpra uma lei! Vamos faze o milagre acontecer! Nas redes sociais, nos blogs, grupos de e-mail, e comparecendo às assembléias em apoio. “O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!” é o grito geral da sociedade agora. E para que a sociedade, que acredita na sua Carta Magna, possa voltar sua confiança no mais lindo dos três poderes, devemos nos unir nessa luta digna dos educadores que formam tanto o pedreiro e o padeiro, quanto o procurador geral e o governador. Se nós perdermos essa batalha, será uma grande perda para os movimentos sociais em geral, pois o governo já terá sua receitinha mágica para acabar com qualquer reivindicação (que não seja da polícia, é claro!). A receita é a seguinte: nos primeiros dias de greve, se cale exaustivamente até começar a aparecer na mídia. Depois, use a mídia paga para anúncios falsos travestidos de preocupação com a sociedade. Depois cortar o ponto. Depois contrate substitutos para os grevistas. Depois faça a reposição do serviço faltoso pela mídia. Depois compre o Ministério Público e dê tapinhas nas costas do Ministro de sua área. Depois diga que não tem dinheiro pra pagar, pois já deu 90% de reajuste pra polícia e já aumentou muito os salários dos três poderes, criando novos cargos e fazendo obras superfaturadas pra Copa e a Cidade Faraônica Administrativa. Depois ameace por e-mail os designados que estão de greve. Depois tente junto ao Ministério Público comprado a ilegalidade da greve (só após os 90 dias!). Continue investindo na mídia paga para jogar a culpa nos grevistas. Se nada disso der certo é porque o movimento está realmente forte e carece de negociação real e simples que é: Cumprir a Lei Federal na íntegra.



Atenciosamente,

Professor Gustavo

2 comentários:

  1. Na luta

    Boa barrucosa ...Na luta
    Enquanto o Estado não respeitar os direitos do cidadão não teremos uma nação..

    É greve é greve é greve enquanto o anastatia pague o piso que nos deve

    Leozenha

    ResponderExcluir
  2. Este texto explica fortemente o sentimento de dor e sofrimento que os Professore de Minas Gerais estão passando neste momento, neste momento gostaria de enviar-lhes minha força e coragem aos companheiros e companheiras que em greve lutam por uma educação de qualidade, nós aqui do CEARÁ, também estamos passando por momentos difíceis, a nossa luta é a mesma... Abrços... PAZ.

    Professor,
    Vandelson Lima Aguiar
    Sobral - Ceará.

    ResponderExcluir