domingo, 2 de outubro de 2011

Gastos com dinheiro público para a propaganda da Copa 2014

1. No dia 30 de julho de 2011, houve um ato político de propaganda e lançamento dos grupos eliminatórios da Copa do Mundo, no salão de festas da Marina da Glória, na cidade do Rio de janeiro.
 
2. O ato durou aproximadamente três horas, teve ampla cobertura do Jornal Nacional e da mídia burguesa brasileira. Participaram dele: a Presidenta Dilma Roussef, o presidente da FIFA, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito, o Ministro dos Esportes, o todo poderoso presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e artistas globais que se revesavam entre chefes de cerimônia e apresentações culturais.
 
3. Tudo isso para anunciar os grupos das eliminatórias da Copa. Apenas isso.

4. Custo do evento: 30 milhões de reais. Quem pagou? 15 milhões foram pagos pela prefeitura do Rio de Janeiro, e 15 milhões pelo Governo do estado do Rio de janeiro.
 
5. Vejam alguns gastos que foram feitos com esses recursos, em tão pouco tempo:
     a) O aluguel do espaço na Marina da Glória, por um dia:  3,7 milhões de reais. 
     b) Aluguel de 70 cadeiras com braço, que não havia no local: 204 reais por cadeira, pelo tempo de meio dia!
     c) A diretora que coordenou e planejou o evento: recebeu 54 mil reais.
     d) Os artistas e convidados, cobraram para ir: 416 mil reais.
     e) O assistente geral da coordenadora recebeu 11 mil reais.
     f) Uma arquiteta júnior (não se sabe para que obra?) recebeu  22,5 mil reais.
     g) O coordenador das chegadas e saídas, que fica anotando na entrada: 4 mil reais.
     h) O diretor de TV, imprensa e assessoria jurídica, cobrou 142 mil por esse brilhante trabalho.
     i) Cenografia do local: custo 2,24 milhões (aqueles banners, cartazes etc.).
     j) Transportes dos artistas, de suas casas e hotéis, até o local: 112 mil reais.
     l) Custo da produção do evento(?): 1,716 milhões.
     m) Motorista, coitado, recebeu apenas 3,6 mil por um dia de trabalho.
 
6. Tudo isso pago com dinheiro público, e sem nenhuma licitação, pois o evento era sui generis, excepcional,  e poucas pessoas teriam capacidade no Brasil para organizá-lo.

7. A justificativa: seria transmitido para o mundo todo.

8. Agora: fique tranquilo. Qual foi a empresa prestadora de serviços que recebeu os trinta milhões de reais, de dinheiro público, e aplicou daquela maneira descrita acima? A empresa  GEO EVENTOS.  Proprietários da empresa: Rede Globo de Televisão e a RBS (associada da globo no RS).
 
Por meio de nota, a empresa GEO EVENTOS explicou ao jornalista: "os valores dos serviços foram estabelecidos na proposta, que previu a remuneração padrão, dentro dos preços de mercado e foram correspondentes aos prazos e complexidade das operações da produção. A apresentação da documentação e prestação de contas ocorreu dentro do modelo dos eventos patrocinados pela Prefeitura e Governo do estado do Rio de Janeiro".

Por tudo isso, a rede Globo se cala diante dos descalabros do Ricardo Teixeira. E eles todos têm alguma moral de ficar exigindo rigor no uso do dinheiro público? E ficar cobrindo passeatas da classe média, com vassouras que nunca usaram, clamando contra a corrupção? Corrupção de quem?
 
(Fonte: a partir de matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, dia 30 de setembro de 2011, assinada pelo jornalista Tiago Rogero, da sucursal do Rio de Janeiro, com o título "Custo com pessoal no sorteio da copa" - Caderno de Esportes.  E claro, sem muito destaque...)
 
Nota: O custo de alfabetizaçao de um adulto, segundo o MEC, é de 500 reais. Ou seja, com esses 30 milhões de reais o estado do Rio de Janeiro poderia ter alfabetizado 60 mil trabalhadores adultos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário