segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cerca de 350 pessoas ocupam hoje prédio do INCRA MG em BH




Por volta das 10 da manhã integrantes da Via Campesina entraram na sede da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais, que fica na Afonso Pena, 3500. Dentre as reivindicações estão questões relacionadas à obtenção de terras para assentamento das famílias acampadas, o desenvolvimento dos assentamentos e o reassentamento das famílias atingidas por barragens sem terra. 

Já foram estregue ao superintendente declarações de terras assinadas pelos proprietários interessados em vender as áreas para reassentamento.  Há um grande passivo no estado com relação à reforma agrária, sendo que no último período nenhuma família foi assentada no estado e existem assentamentos em condições extremamente precárias que se assemelham à situação dos acampamentos.


O Superintendente do Incra em Minas Gerais, Carlos Calazans, concorda que há um passivo muito grande no estado e disse em uma primeira rodada de negociações, onde foram apresentadas as pautas pelos movimentos, que fará o que estiver ao seu alcance para destravar a pauta no Incra, e que estabelecerá uma parceria com outros órgãos ligados ao tema da reforma agrária para fazer andar as negociações.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina, onde acontece um grande acampamento em Brasília além de ações em diversos estados da federação. Em Minas a jornada de lutas tem como pauta, além das demandas apresentadas ao Incra, a qualidade da educação. 

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação no estado estão paralisados há cerca de 80 dias em luta pelo pagamento do Piso Profissional Nacional, que é descumprido em Minas Gerais. No dia  23, amanhã,  e 24 serão realizados atos unificados em defesa da educação e  em solidariedade aos professores em greve.

Às 18h de hoje será realizada uma mesa de debates como abertura da semana, no INCRA MG. Estão sendo esperados para a composição da mesa o procurador do Ministério Público Federal Afonso Henriques, o Padre Henrique do Fórum Político Interreligioso, Márcia Leite do CONIC MG, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o músico Pereira da Viola, o atual presidente da CUT MG Marco Antonio, os deputados federais Padre João e Rogério Corrêa.

Serão realizadas atividades diversas na cidade de Belo Horizonte para demonstrar a insatisfação com o tratamento que Anastásia tem dado aos professores, dentre elas nesta terça, dia 23 de agosto, e o dia de unidade e paralisações de diversas categorias, 24 de agosto, quarta-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário