quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeiro dia de mobilizações pela Educação mostra força da Jornada


Movimentos sociais e sindicatos realizam a Jornada de lutas em apoio ao Sind-UTE/MG, com início hoje. Fortalecer a batalha em busca de dias melhores para os trabalhadores e trabalhadoras em Educação, em greve há 70 dias, foi o tema de ato público, que começou às 12 horas, na na Praça Sete, na Região Central de Belo Horizonte.

Participaram do ato o CSP Conlutas MG, Sindicato Nacional dos Professores Docentes Universitários (ANDES-SN), Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTSTC), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede) e Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDTM),  dentre outras entidades estudantis e de trabalhadores e trabalhadoras.

Os manifestantes promoveram panfletagem e falaram palavras de ordem. Com faixas, carro de som e imensos cartazes com reproduções dos contracheques dos trabalhadores em educação de Minas Gerais, militantes e sindicalistas dialogaram com a população que transitou pelo local, mostrando que o governo do Estado não o Piso Federal de R$ 1.597.

Os professores municipais de Belo Horizonte fizeram assembleia em frente à prefeitura antes de se integrarem ao ato na Praça Sete. De acordo com Vanessa Portugal, da direção do Sindi-Rede, os educadores da PBH aprovaram o desconto de R$ 2 no pagamento de cada associado para o fundo de greve do Sind-UTE/MG. “Foi a forma que encontramos para ajudar  o movimentos dos educadores do Estado”, disse Vanessa Portugal. O Sind-Rede tem cerca de 4 mil filiados.    

Hoje também,  os profissionais da educação participam do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, que acontecerá em Varginha, no Teatro Capitólio, das 7h30 às 18 horas.


Intransigente e truculento, o governo cortou os dias de paralisação. Milhares de profissionais do ensino estão sem receber os salários há quase 60 dias e passam por dificuldades. Por isso, além das manifestações de apoio, os movimentos sindical e social pedem doação em dinheiro para um fundo de greve, que pode ser feita por intermédio da conta na Caixa Econômica Federal: AG: 0086 – Operação: 03 – Conta: 1137-5.


Fonte: Portal Minas Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário